Assembleia entrega publicações do Instituto Memória na casa do cidadão

Redação PH

Redação PH

ambulâncias compradas com recursos da al serão distribuídas a todos os municípios de mt

Assembleia entrega publicações do Instituto Memória na casa do cidadão

A história do Poder Legislativo estadual e alguns dos trabalhos produzidos ao longo das últimas décadas estão sendo compartilhados com cidadãos mato-grossenses, graças a uma iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do Instituto Memória. As publicações estão sendo enviadas pelos Correios ou entregues em mãos a moradores de diversas cidades do estado.

Trinta unidades já foram distribuídas até o momento a pessoas que solicitaram acesso às informações para consumo próprio ou para realização de pesquisas. Entre as publicações disponibilizadas estão exemplares dos livros “Desigualdades Regionais em Mato Grosso” e “Cenários Estratégicos de Mato Grosso”, bem como atas de sessões legislativas e outras.

As solicitações foram registradas no estande do Instituto Memória montado durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT Pantanal, realizada de 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

“Essa é mais uma ação promovida com o objetivo de levarmos o Parlamento estadual até os cidadãos. É uma excelente oportunidade para que todos conheçam as produções da Assembleia Legislativa, que são muito importantes para o Estado”, ressaltou a responsável pelo Instituto Memória, Isis Catarina Martins Brandão.

Consulta -As produções elaboradas pela Assembleia Legislativa estão disponíveis para todos os cidadãos mato-grossenses. Aqueles que tiverem interesse em solicitar algum exemplar podem fazê-lo pelo telefone 3313-6937 ou pelo site da Assembleia (www.al.mt.gov.br), clicando no menu “Instituto Memória” e depois em “Acesso à Informação e Solicitação de Reprodução de Documentos”.

As publicações que não possuem um grande número de exemplares para doação podem ser consultadas na sede da Assembleia, localizada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Atualmente, o acervo do Instituto Memória conta com mais de 5 milhões de documentos e cerca de 40 títulos estão disponíveis para consulta.

Aproximação -Diversas iniciativas estão sendo colocadas em prática pela Assembleia Legislativa com o objetivo de aproximar o Parlamento estadual dos cidadãos. O projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, uma iniciativa da atual Mesa Diretora, por exemplo, já atendeu mais de 25 mil pessoas de 43 municípios mato-grossenses.

Iniciado em setembro do ano passado, o projeto tem o objetivo de aproximar o Poder Legislativo dos cidadãos, conhecendo de perto a realidade em que vivem, ouvindo suas demandas e discutindo um planejamento para os próximos 30 anos em Mato Grosso.

Instituto Memória -O Instituto Memória do Poder Legislativo foi criado em 15 de outubro de 1987 e conta com um acervo composto por publicações datadas a partir de 1835. Ao Instituto compete a curadoria do acervo da produção da Assembleia Legislativa, compreendendo as atividades de pesquisa, guarda do patrimônio documental, bem como gerir a política de organização documental garantindo a recuperação da informação, o acesso ao documento e a preservação de sua memória institucional.

+ Acessados

Veja Também