Aprovado projeto que institui o programa de coleta seletiva nas escolas do município

Redação PH

Redação PH

melhor solução para o país é votar denúncia contra temer na quarta, diz maia

Aprovado projeto que institui o programa de coleta seletiva nas escolas do município

Foi aprovado na sessão dequarta-feira (5), por unanimidade o projeto de autoria do Vereador Thiago Silva (PMDB), que instituí o Programa de Coleta Seletiva de Lixo a ser implantado nas Escolas da rede pública e particular do município de Rondonópolis.

O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre o reaproveitamento do lixo e a consequente preservação do meio ambiente, sendo implantado e definido, em conjunto, pelas Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Comunicação, esta última, com a tarefa específica de criar e divulgar campanhas de conscientização acerca do reconhecimento, da reciclagem e do reaproveitamento do material supramencionado.

Caberá à Secretaria Municipal de Educação a instalação do programa de Coleta Seletiva de Lixo nas escolas do município, bem como, a capacitação dos educadores e a criação de projetos educacionais e sua devida inserção no planejamento escolar, e, consequentemente, sua execução, como por exemplo, feiras ambientais, palestras, e campanhas com os alunos e os pais/responsáveis etc. A Secretaria de Meio Ambiente caberá criar parcerias com cooperativas e empresas de reciclagem, a fim de garantir o correto recolhimento do lixo escolar, bem como, para garantir o progresso de reciclagem próprio e a utilização do material depois de reciclado.

O projeto também prevê a criação da Semana da Reciclagem Escolar, que contará com trabalhos educacionais voltados para os alunos, para os pais/responsáveis e para a comunidade, sempre com período próximo ao Dia Nacional da Reciclagem – dia 05 de Junho.

O parlamentar Thiago Silva, cita a importância da conscientização dentro do ambiente escolar. “Este projeto tem como fonte geradora, as escolas, uma vez que é nelas que encontramos a possibilidade de formar pessoas mais conscientes, através de discussões, reflexões e gestos concretos, como é o caso da coleta seletiva. Considerando isso, teremos um ambiente ideal para a disseminação de ideias sobre a preservação da natureza, buscando sempre a volta do convívio equilibrado e harmônico entre o homem e a natureza,”.

Requerimento

O vereador Thiago Silva que é autor da lei nº 8.452 que implantou a coleta seletiva na cidade, apresentou um requerimento ao Sanear solicitando explicações do cronograma de expansão da coleta seletiva e a data de funcionamento do aterro sanitário na cidade. Hoje existe um projeto piloto que atende 35 bairros, o parlamentar reivindica a expansão do projeto, atendendo todos os bairros da cidade, e assim reaproveitando o lixo depositado no lixão.

+ Acessados

Veja Também