Aprosoja realiza até o dia 20 de junho Rodada Técnica

Redação PH

Redação PH

Aprosoja realiza até o dia 20 de junho Rodada Técnica

Produtores das regiões Médio-Norte e Oeste de Mato Grosso poderão receber até o dia 20 deste mês visitas da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e do PhD em Fitopatologia, José Tadashi.

O objetivo avaliar a presença de soja voluntária e diagnosticar o que ela pode causar para a cadeia produtiva durante o período do Vazio Sanitário.

Durante a rodada serão realizadas visitas in loco nas propriedades rurais, coletas de plantas voluntárias, além de serem realizadas entrevistas com produtores e reuniões com delegados. A equipe pretende ainda visitar os sindicatos rurais dos municípios.

“Precisamos realizar um diagnóstico da situação das lavouras para podermos orientar o destino da agricultura. Essas atividades são essenciais para pensarmos junto ao produtor como podemos viabilizar a agricultura, torna-la rentável adotando práticas baratas e sustentáveis”, disse o consultor da Aprosoja, José Tadashi.

Entre os principais problemas enfrentados pelos produtores e que serão observados nas rodadas, é a Ferrugem Asiática, fungo que por conta da soja voluntária, se espalha pelas lavouras causando danos à produção agrícola na cultura da soja. A doença, no entanto, só ataca a planta viva e, por isso, a importância de que o produtor atenda ao Vazio Sanitário.

As rodadas técnicas fazem parte de um trabalho realizado pela Aprosoja em parceria com José Tadashi, para avaliação do que está ocorrendo no campo. Neste ano, as visitas se fazem ainda mais necessárias, uma vez que, com o prolongamento do período de chuvas, há favorecimento da presença de plantas vivas de soja, tanto nas lavouras, quanto nas margens das rodovias, o que beneficia o desenvolvimento da Ferrugem Asiática.

A Aprosoja já enviou ofício aos municípios de Mato Grosso e para a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), para esclarecer a importância da eliminação da soja voluntária e, assim, pedir auxílio na cobrança dos produtores para que ela seja eliminada, conforme determina o Vazio Sanitário.

O Indea irá fazer a fiscalização em todo Mato Grosso para verificar o cumprimento da medida.

Visitas

No dia 16 a equipe da Aprosoja visitou as propriedades rurais da BR-163 até Nova Mutum. Nesta quarta-feira (17) é a vez da MT-249 de Diamantino até Campo Novo do Parecis, no dia 18 as visitas serão feitas da MT-388 até Sapezal e dia 19, as rodadas acontecem nas fazendas localizadas no município de Diamantino.

+ Acessados

Veja Também