Aprosoja e Bombeiros promovem cursos de brigada de incêndio

Redação PH

Redação PH

Aprosoja e Bombeiros promovem cursos de brigada de incêndio

Treze municípios de Mato Grosso, sendo dez Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), recebem de 19 a 21 de julho cursos de formação de brigadas municipais. São eles: Água Boa, Alto Garças, Alto Taquari, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colniza, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sinop e Tapurah.

A brigada é uma estratégia criada pelo Governo do Estado para o período proibitivo de queimadas, envolvendo sociedade civil, Estado, município e entidades de classe. No caso de Mato Grosso, a proibição de queimas ocorre de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser prorrogada até outubro, se necessário.

Os cursos são uma parceria da Aprosoja, do Corpo de Bombeiros, das prefeituras e dos sindicatos rurais de cada um dos municípios. Todas as cidades contarão com a presença de dois oficiais dos Bombeiros, que ministrarão tanto aulas teóricas quanto práticas. Os participantes receberão certificado de brigadistas.

“Todo ano, a Aprosoja realiza uma campanha de prevenção de incêndios e, neste ano, resolvemos inovar. Quando ocorrem incêndios nas áreas rurais, os produtores são sempre os primeiros a chegarem no local para tentar conter o fogo. Nada mais justo que um curso que os ensine técnicas específicas de como proceder nesses casos”, explica a assessora de Política Socioambiental da Aprosoja, Marlene Lima.

Apesar dos cursos terem início neste mês de julho, a parceria das instituições começou em abril, quando a assessora realizou uma rodada por 36 municípios mato-grossenses para visitar as prefeituras. “O objetivo, naquela ocasião, foi apresentar aos prefeitos e secretários a proposta de parceria para realização do curso de brigada. O resultado, até o momento, foi a parceria com essas 13 prefeituras. Mas o número ainda pode crescer”, destaca.

Além da rodada e dos cursos, outro produto fruto da parceria com os Bombeiros foi uma palestra transmitida ao vivo pelo YouTube, e disponível nestelink, sobre prevenção de incêndios em lavouras de milho e também sobre Procedimento Operacional Padrão (Pop), disponível nestelink.

“Nosso objetivo é ter cada vez mais ferramentas para que os incêndios possam ser minimizados e controlados. Para se ter uma ideia, apenas no município de Campo Novo do Parecis, em 2016, cerca de 20 mil hectares foram atingidos pelo fogo”, alerta Marlene.

Mais informações –Os agricultores interessados em realizar o curso de formação de brigada podem procurar os sindicatos rurais de seus municípios para confirmarem interesse no curso. O curso é gratuito.

+ Acessados

Veja Também