Aprosmat prestigia posse do novo presidente da Embrapa

Aprosmat prestigia posse do novo presidente da Embrapa

O novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa tomou posse nesta quarta-feira (10-10), ele é pesquisador aposentado da própria Embrapa e foi empossado pelo presidente da República, Michel Temer, Barbosa  substitui Maurício Antônio Lopes que estava no cargo desde 2012.

A solenidade contou com a presença de várias entidades ligadas a agronegócio, entre elas, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) representada por seu presidente  Gutemberg Silveira.

Para Sebastião Barbosa, a estatal necessita urgentemente de um incremento de investimentos, principalmente para as pesquisas e defende a criação de novas linhas de financiamento para a Embrapa, com recursos do setor privado e do exterior. “Precisamos de recursos e entendemos as dificuldades pelas quais o país passa” enfatizou o novo presidente.

O presidente a Aprosmat, Gutemberg Silveira se mostrou otimista com a escolha de Sebastião Barbosa e destacou o seu perfil técnico.

“O Sebastião veio da área do algodão sendo funcionário de carreira da Embrapa e nós cremos que será realizado um bom trabalho, já que a escolha foi feita sem nenhum interesse politico. E agora é o momento de repassar para ele, os nossos anseios e o que queremos que a Embrapa faça em prol da agropecuária nacional”, disse.

Perfil do Presidente da Embrapa:

Sebastião Barbosa é engenheiro agrônomo, especialista em Entomologia (estudo dos insetos) e foi contratado pela Embrapa em 1976, atuando em programas de controle e erradicação de pragas.

Por 17 anos trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Serviço de Proteção de Plantas, em Roma, Itália; e no escritório para a América Latina e o Caribe, em Santiago, Chile. Nesse período manteve-se licenciado sem receber rendimentos da empresa.

O engenheiro foi também coordenador de cooperação internacional da Embrapa e chefe-geral da Embrapa Algodão, centro de pesquisa localizado em Campina Grande, na Paraíba, além de outras atividades exercidas na estatal.