Apple termina aquisição do Shazam e retira anúncios do aplicativo

Apple termina aquisição do Shazam e retira anúncios do aplicativo
Shazam foi adquirido pela Apple em dezembro de 2017 — Foto: Divulgação/Apple

Apple termina aquisição do Shazam e retira anúncios do aplicativo

A Apple anunciou nesta segunda-feira (24) que finalizou a aquisição do aplicativo de música Shazam. A empresa disse que irá retirar os anúncios do Shazam, famoso por “escutar” músicas e dizer para o usuário qual é o nome da faixa e do artista que estão tocando.

“Apple e Shazam têm uma grande história juntos, já que o Shazam foi um dos primeiros aplicativos disponíveis na App Store”, disse Oliver Schusser, vice-presidente da Apple Music, em comunicado. A gigante de tecnologia adquiriu o Shazam no final de 2017 por cerca de US$ 400 milhões.

De acordo com a Apple, o Shazam já teve mais de 1 bilhão de downloads em todo o mundo e identifica músicas mais de 20 milhões de vezes por dia.

A aquisição é parte do momento que vive a empresa, trazendo os usuários de seus de produtos para os serviços. Com uma base de usuários de 810 milhões de pessoas, a empresa tem espaço para expandir nesse segmento.

O setor de serviços da Apple, que inclui Apple Music, Apple Pay, licenciamentos e vendas de aplicativos, teve receita de US$ 9,5 bilhões no segundo trimestre de 2018 — o maior já registrado e uma alta de 33% em relação a 2017.

Em comparação, o iPhone, principal produto da Apple, foi responsável por mais da metade da receita da empresa no segundo trimestre de 2018 — mas o celular está há dois anos com as vendas “estagnadas” e um crescimento médio de 1% por trimestre.

A tática da empresa para manter a receita em alta foi aumentar o preço dos aparelhos, como o iPhone X, no ano passado, e os novos iPhone XS e iPhone XS Max.

+ Acessados

Veja Também