Apple gasta US$ 5 bi em nova sede na Califórnia, último projeto de Steve Jobs

Redação PH

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Apple gasta US$ 5 bi em nova sede na Califórnia, último projeto de Steve Jobs

Cofundador da Apple, Steve Jobs (1955-2011) colocou as assinaturas de sua equipe dentro do primeiro Macintosh, o que revela sua profunda preocupação até mesmo com características ocultas em seus produtos.

A nova sede da Apple em Cupertino, na Califórnia, seu último trabalho, será um tributo: um campus futurista construído com atenção surpreendente aos detalhes. Da fiação elétrica às tubulações, nenhum aspecto do edifício é demasiado pequeno para passar despercebido.

Construir um prédio tão impecável quanto um dispositivo móvel, no entanto, não é tarefa fácil, de acordo com o relato de quase uma dúzia de funcionários e ex-empregador do projeto, a maioria na condição de anonimato por ter assinado acordos que não permitem compartilhar informações.

Desde que a Apple anunciou seus planos em 2011, a data de mudança para a nova sede teve que ser adiada. Inicialmente, Jobs esperava que o novo edifício ficasse pronto em 2015, mas o mais provável é que isso ocorra só no segundo trimestre deste ano, segundo envolvidos no projeto.

A demora no processo de aprovação por autoridades municipais contribuiu para o atraso.

A Apple não revelou o total investido na nova sede, mas um ex-gerente do projeto estima que a empresa tenha desembolsado cerca de US$ 5 bilhões — um número que o atual presidente executivo, Tim Cook, não contestou em entrevista concedida em 2015. Mais de US$ 1 bilhão teriam sido alocados só para o interior do edifício, de acordo com outro ex-gerente da construção.

Por todo o tempo e dinheiro consumidos pelo projeto, há quem questione na comunidade de arquitetura se a Apple se concentrou nos quesitos apropriados.

O campus é uma exceção à tendência de escritórios radicalmente abertos, visando à colaboração, disse Louise Mozingo, professora e diretora do Departamento de Paisagismo e Planejamento Ambiental da U.C. Berkeley.

"Não se trata de maximizar a produtividade do espaço de trabalho, trata-se de criar um centro simbólico para essa companhia global", afirmou. "Eles estão criando um ícone", acrescentou.

Uma porta-voz da Apple se recusou a comentar o assunto.

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