Após reativação da Ouvidoria da Prefeitura, participação do cidadão salta de 65 para 300 registro

Participação do cidadão salta de 65 para 300 registros
Matusalem Teixeira

Após reativação da Ouvidoria da Prefeitura, participação do cidadão salta de 65 para 300 registro

Pedidos de informações, críticas, reclamações, consultas, elogios e sugestões podem ser feitos pela população à Ouvidoria da Prefeitura de Rondonópolis por telefone, presencialmente ou via e-mail.

Desde que a Ouvidoria foi reativada, em julho deste ano, foram disponibilizados vários canais de relacionamento. Antes, a participação do cidadão podia ocorrer somente por meio de um link no portal da Prefeitura.

O anonimato é garantido e, como ressalta o coordenador do órgão, Júlio Carlos Costa, o importante é conhecer as demandas dos moradores da cidade para atendê-los cada vez melhor.

Para fazer um acompanhamento dos trabalhos realizados e o impacto gerado, Júlio elaborou uma planilha com os registros da contribuição das pessoas seja por meio de elogios, reclamações ou sugestões, entre de abril a julho – quando só havia o site para deixar o recado – e de julho a novembro – após a volta da Ouvidoria às atividades, com diversas formas de acesso para interlocução com o Executivo Municipal.

Entre o primeiro e o segundo período computados a participação dos munícipes saltou de 65 para 300 comunicações.

“Após ouvirmos o relato da pessoa, entramos em contato com o departamento competente e também fazemos o acompanhamento. Dessa forma, assim que a situação é solucionada, ligamos para confirmar com a pessoa que o problema foi resolvido”, comenta Júlio.

Ele conta que entre os casos com maior incidência de comunicação estão sinalização de trânsito, vazamento de água, limpeza de terrenos baldios e calçadas obstruídas por materiais de construção ou entulhos, além de denúncias de empresas trabalhando de forma irregular.

Júlio explica que, ao receber as reclamações e denúncias, a Prefeitura, por meio da secretaria que responde pela área, se mobiliza para solucionar o fato. Isso, muitas vezes, requer várias providências e despende tempo.

“Em relação aos terrenos baldios que precisam de manutenção, por exemplo, precisamos respeitar as diversas etapas. Primeiro, o fiscal vai até o local verificar em que situação ele se encontra”.

“Constatada a necessidade, é feita a notificação para que o proprietário realize sua limpeza e, se após o período estipulado esta não houver sido realizada, então, aplica-se a multa”.

Segundo o coordenador, a comunicação entre cidadão e Administração é fundamental para garantir a excelência dos serviços públicos: “Tanto as denúncias como os elogios sinalizam sobre o trabalho que está sendo desenvolvido”.

“A partir das denúncias e reclamações, conhecemos onde devemos melhorar. E quando recebemos um retorno positivo temos um reforço de que estamos acertando e que devemos, então, dar continuidade aos procedimentos aprovados”.

Ele lembra que, ao entrar em contato com a Ouvidoria, é importante que o indivíduo forneça o maior número de informações sobre o acontecimento exposto.

Quando se tratar de terrenos ou localidades é necessário informar nome da rua e número do lote ou residência. “Os dados devem ser precisos, claros e com a maior quantidade de detalhes possível e o comunicante deve ser o mais objetivo”, pontua Júlio.

Quem desejar fazer registro por escrito pode utilizar o e.mail [email protected] e, se tiver fotos, anexá-las. Outras opções são comparecer pessoalmente no Paço Municipal, na Avenida Duque de Caxias 1.000, Vila Aurora, entre 12h às 18 horas, ou, então, ligar para um dos telefones 0800 647-2244, 3411-3549 ou 9 8438-1536 entre 8h às 18 horas, sempre de segunda à sexta-feira.

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