Após paralisação e protesto de servidores, aulas devem ser retomadas nesta 4ª em MT

Após paralisação e protesto de servidores, aulas devem ser retomadas nesta 4ª em MT
Protesto de servidores no Centro Político Administrativo de Cuiabá — Foto: Sintep/MT

Após paralisação e protesto de servidores, aulas devem ser retomadas nesta 4ª em MT

Após uma paralisação de 24 horas, os servidores públicos de Mato Grosso devem retomar as atividades nesta quarta-feira (13). As aulas na rede pública estadual, que tinham retornado na segunda-feira (11), também devem ser normalizadas.

A manifestação de terça-feira (12) foi um protesto contra medidas tomadas pelo governo do estado, que, segundo os sindicatos, causaram prejuízos aos servidores públicos.

Segundo o Fórum Sindical, a paralisação durou 24 horas em protesto aos atrasos e parcelamento de salário dos servidores por parte do governo estadual.

A categoria exige salário integral até dia 10 de cada mês, garantia do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), manutenção da atual alíquota da previdência dos servidores, sem aumento.

De acordo com o Fórum Sindical, servidores de, pelo menos, cinco categorias paralisaram, entre esses servidores estariam profissionais da saúde, meio ambiente, fiscalização, educação, área instrumental, entre outros.

Os servidores fizeram um protesto e passeata pela região do Centro Político Administrativo (CPA) da capital mato-grossense.

Medidas

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), atrasou e parcelou o 13º salário dos servidores que receberiam em novembro e dezembro; parcelou salários; instituiu um decreto de calamidade que suspende o direito às leis de carreira e a correção da inflação nos salários (RGA).

+ Acessados

Veja Também