Após incêndio, parque nacional em MT deve ser reaberto para o público

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Após incêndio, parque nacional em MT deve ser reaberto para o público

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, deve ser reaberto para visitação neste sábado (12) após mais de uma semana de combate a um incêndio de grandes proporções que atingiu a vegetação. O fogo na área do parque está controlado. Já O Morro de São Jerônimo e a Trilha do Carretão ainda continuarão fechados para os visitantes, segundo a chege do parque, Cíntia Brazão.

O incêndio atingiu o parque no dia 3 deste mês e cerca de 100 pessoas estiveram empenhadas no combate ao incêndio. A equipe no local chegou a ser composta por 40 pessoas do Instituto Chico Mendes de Conservação(ICMBio), 26 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 20 militares do Corpo de Bombeiros, assistentes sociais, além de helicópteros e aeronaves do Centro Integrado de Operações (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Na segunda-feira (7) o parque foi totalmente interditado devido à piora das condições de combate ao incêndio. De acordo com Cíntia Brazão, o local foi fechado porque o fogo saiu do controle, podendo colocar a vida dos visitantes em perigo.

Cintia explicou que, em reuniões realizadas nesta quarta e quinta-feira, ficou decidido que as atrações do parque poderiam ser reabertas porque as chamas foram controladas.

Ainda de acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira (10) pelo ICMBio, equipes continuarão monitorando o focos de incêndio em algumas áreas. A nota afirma que visitações ao Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha, Vale do Rio Claro e Cidade de Pedras poderão ser feitas a partir de sábado.

O Morro de São Jerônimo e a Travessia da Casa do Morro/Trilha do Carretão ainda estão fechados por causa de alguns focos de incêndio.

Segundo o tenente coronel Paulo Barroso, do Corpo de Bombeiros, que coordena o combate ao incêndio, o fogo em todo o parque foi controlado e está praticamente combatido. A chuva que caiu nos últimos dias contribuiu para a eliminação das chamas.

O oficial explicou que fogo destruiu 9,48% da área total do parque, aproximadamente 3,336 hectares; 5,27% da Área de Proteção Ambiental (APA), cerca de 12,439 hectares e ainda 9,600 hectares de áreas externas ao parque, como áreas particulares e de reflorestamento.

Barroso afirmou que oito homens do Corpo de Bombeiros ainda estão no local e que o uso dos helicópteros e aeronaves já foi dispensado. Ele falou ainda sobre a importância da conscientização em relação às queimadas, já que o incêndio provavelmente tem origem criminosa. “Cerca de 95% dos incêndios são causados pelos seres humanos. Nosso trabalho é, acima de tudo, de conscientização em relação a preservação da natureza”, pontuou.

Visitas na Cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães, serão retomadas (Foto: Denise Soares/G1)

+ Acessados

Veja Também