Aplicativo de táxi exclui 10% de seus motoristas no Brasil por má avaliação

Redação PH

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Aplicativo de táxi exclui 10% de seus motoristas no Brasil por má avaliação

A 99Táxis, aplicativo que conecta passageiros e táxis, vai retirar de seu cadastro no Brasil os taxistas mais mal avaliados pelos passageiros. O corte chegará a quase 8 mil motoristas, cerca de 10% da frota de 80 mil parceiros ativos da empresa. A informação foi dada ao G1 pelo diretor de relações públicas do serviço, Pedro Somma, nesta quarta-feira (20).

“[Esses motoristas] estão sendo avaliados há mais de um mês e hoje estão sendo suspensos do aplicativo”, afirma Somma, acrescentando que o objetivo da iniciativa é aumentar a qualidade dos motoristas que atendem passageiros via 99Táxis.

Segundo o executivo, o critério para selecionar os motoristas a ser excluídos do serviço é a avaliação dada por usuários ao fim das corridas. A 99Táxis usa essas notas para criar um cadastro. O alvo da ação serão os motoristas que estiverem dentre os 10% pior ranqueados.

O corte atingirá com maior força a cidade de São Paulo. Maior mercado do aplicativo, a capital paulista é responsável por metade das quase 4 milhões de corridas feitas mensalmente pela 99Táxis. Dos quase 40 mil taxistas paulistanos cadastrados no aplicativo, 3 mil serão excluídos do registro do serviço.

A companhia informa que os taxistas não serão pegos de surpresa, já que são constantemente avisados sobre as reclamações a respeito deles. “Estão sendo avaliados há mais de um mês e hoje estão sendo suspensos do aplicativo", diz Somma.

Um ensaio da suspensão que ocorre agora em todo o Brasil foi feito no Rio de Janeiro há um ano. “O Rio tem uma fama de taxista com má avaliação, por isso a gente fez um trabalho lá primeiro.” Para Somma, a iniciativa ajudou a melhorar a percepção dos passageiros sobre os serviços da 99Táxis, já que os excluídos eram alvo de constantes queixas. “Conforme a gente foi tirando esses motoristas, a avaliação foi melhorando.”

O executivo da 99Táxis diz que são três os comportamentos que mais geram reclamação entre os clientes. O primeiro deles é o taxista não querer ligar o ar-condicionado. “O segundo ponto é o taxista mal educado, grosso, rude”, continua Somma. A terceira maior queixa é sobre os cancelamentos de corrida.

A iniciativa da 99Táxis é um reflexo do aumento da competição entre serviços que exploram o transporte urbano. Enquanto o Uber amplia seus serviços para outras cidades do Brasil e lança novos serviços, como o uberPOOL (de carros compartilhados), novas concorrentes chegam ao Brasil, como a Cabify, que estreou em maio. Outras tentam se adaptar. A Easy Táxi, tradicional rival da 99Táxis, lançará em breve um serviço de solicitação de carros particulares como o do Uber.

Para dar opção aos taxistas combaterem a guerra de preço promovida pelo Uber, os dois aplicativos brasileiros liberaram um recurso que permite aos motoristas concedem descontos de até 20% aos passageiros.

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