AMM estuda parceria para incrementar maquinário das prefeituras

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

AMM estuda parceria para incrementar maquinário das prefeituras

A Associação Mato-grossense dos Municípios e a empresa chinesa XCMG estão formatando uma proposta de aluguel de maquinários para as prefeituras de Mato Grosso. O objetivo é, de forma consorciada, reduzir o custo do aluguel de maquinários para o reforço da frota municipal. Os equipamentos devem ser utilizados para garantir a trafegabilidade nas estradas não-pavimentadas do estado.

Nesta quinta-feira (24), o presidente da AMM, Neurilan Fraga, recebeu o diretor da multinacional no Brasil, Tian Dong, para discutir a melhor forma de atender às demandas dos municípios. A reunião também contou com a participação dos prefeitos de Araguaiana (Getúlio Dutra), Paranatinga (Josimar Marques), Apiacás (Adalto Zago), Nova Brasilândia (Marilza Oliveira), Poxoréu (Nelson Paim) e Cocalinho (Dalva Peres).

Neurilan destacou que muitas prefeituras não possuem recursos suficientes para manter os mais de 150 mil quilômetros de estradas municipais não-pavimentadas, que são fundamentais para escoamento da produção agrícola do estado. “Com a expansão do agronegócio, as propriedades estão mais distantes das rodovias, nos eixos municipais”, comentou.

A proposta apresentada pela XCMG prevê a locação de máquinas novas da linha amarela, como escavadeiras, carregadeiras, retro-escavadeiras e guindastes com custos reduzidos. No pacote estariam previstos ainda a garantia do maquinário, reposição de peças, manutenção descentralizada e treinamento dos operadores.

Conforme explicou o presidente da AMM, o contrato seria viabilizado via consórcio. Desta forma, de acordo com Fraga, seria possível atender as demandas de todas as prefeituras associadas. “Algumas prefeituras possuem uma estrutura boa e não necessitam de tantas máquinas, outras precisam de um reforço maior, com máquinas diferentes, mas por meio de um pacote regional seria possível manter o atendimento com preços menores”, avaliou.

Ele ainda ressaltou que o contrato poderá ser custeado com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

O diretor da XCMG Brasil garantiu um projeto para garantir um bom atendimento pós-venda. Tian Dong deu como exemplo uma licitação vencida no Maranhão para venda de 90 motoniveladoras, que serão distribuídas aos municípios. “O nosso projeto nesse estado é instalar um Centro de Atendimento na capital, São Luís, e mais nove oficinas regionais credenciadas para manutenção”, contou.

Dong afirmou que o reforço das frotas municipais irá colaborar com a diminuição do custo de logística para escoamento da produção mato-grossense. “O custo logística está impedindo o Brasil de crescer mais. A última vez que fizemos um levantamento, constatamos que o envio de um container de Shangai a Santos custa cerca de dois mil dólares. Em contrapartida, o custo para levar uma carreta de Mato Grosso a São Paulo chega a 15 mil”, revelou.

O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, elogiou a estrutura de atendimento apresentada pelos representantes da empresa chinesa. “Se tratando de produtos chineses, os gestores costumam temer pelo atendimento pós-venda. As garantias apresentadas pela XCMG nos tranquilizam de que conseguiremos utilizar o maquinário sem transtornos”, declarou Paim.

Entre os encaminhamentos da reunião, ficou decidido que a AMM irá mobilizar os municípios para que seja feito um levantamento das demandas, que irão orientar a elaboração de uma proposta que atenda às expectativas das prefeituras.

Grupo XCMG

Fundada em Março de 1989 e em suas duas décadas de existência, a XCMG ocupou uma posição de liderança no setor de máquinas pesadas. Atualmente é a 5ª maior do mundo neste setor e a 1ª na China.

O grupo é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil, capazes de produzir em grande escala, com variedade de produtos.

+ Acessados

Veja Também