Alunos do IFMT de Juína viajam 700 km para conhecerem o TCE

Alunos do IFMT de Juína viajam 700 km para conhecerem o TCE

Alunos do IFMT de Juína viajam 700 km para conhecerem o TCE

Alunos do 7º Ano do curso de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Juína, viajaram mais de 700 quilômetros para conhecerem o Tribunal de Contas de Mato Grosso. A visita monitorada, realizada nesta quarta-feira (12/12), encerra a programação de 2018 do Projeto TCEstudantil.

O programa é voltado à conscientização de estudantes das redes públicas estadual e municipal, federal e às universidades sobre o papel de órgão de controle externo do TCE-MT, sobre cidadania e participação da sociedade no controle e fiscalização da gestão pública.

Durante a visita, os estudantes foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI/TCE-MT), que é coordenada pela secretária Cassyra Vuolo. Os jovens participaram de uma palestra, conduzida pelo auditor de controle externo Franciscney Liberato Siqueira.

Na palestra, os jovens puderam conhecer como funciona o TCE-MT, a sua missão constitucional, estrutura operacional e administrativa, seus projetos e ações de cidadania e transparência. Também receberam informações sobre o papel do cidadão no controle externo dos gastos públicos e sobre responsabilidades cidadãs no combate à corrupção.

Em seguida, o grupo que foi acompanhados pelo professor de administração Felipe de Almeida Malvezzi, visitaram o Plenário da Corte de Contas, onde foi recebido pela Secretária Geral do Pleno, Ligia Maria Gahyva Daoud. Os estudantes receberam informações sobre a rotina de trabalho dos conselheiros que integram o plenário da Corte de Contas, sobre como funciona as sessões nos colegiados do Tribunal, compostos pelo Pleno e pelas Primeira e Segunda Câmaras de Julgamentos.

A estudante Neuziele Camargo, considerou a visita ao TCE-MT bastante instrutiva e enriquecedora. “Não sabia praticamente nada sobre o trabalho do Tribunal de Contas e nem imaginava o quanto é importante. Participar do TCEstudantil é fantástico”.

“Aqui a gente pode descobrir como funcionam as instituições públicas, como as contas públicas são fiscalizadas e como nós, cidadãos, podemos participar do controle externo em nossa cidade. Achei muito interessante e quero voltar outras vezes para aprender mais”, disse a jovem.

Para o professor Felipe Malvezzi, a participação da turma no TCEstudantil foi uma oportunidade que eles possam ampliar seus conhecimentos sobre contas públicas e controle externo, temas que estudam no curso, no ambiente do próprio TCE-MT.

“Como vivemos no interior, longe da capital, os estudantes acabam não tendo contato com a instituições como o TCE-MT. Esta visita permite que eles ampliem sua visão sobre o papel de órgãos como o Tribunal de Contas e com certeza, isto ajuda muito na formação do cidadão, na sua conscientização e no seu amadurecimento”, frisou.

+ Acessados

Veja Também