Alunos da rede pública de Rondonópolis aprendem práticas de sustentabilidade

Alunos da rede pública de Rondonópolis aprendem práticas de sustentabilidade
Divulgação

Alunos da rede pública de Rondonópolis aprendem práticas de sustentabilidade

Várias atividades voltadas à conservação do meio ambiente já estão ocorrendo motivadas pelo World Cleanup Day, o Dia Mundial da Limpeza em Rondonópolis.

As ações começaram há cerca de um mês e entre os contemplados com a iniciativa estão diversas escolas do município.

Assim, alunos do ensino fundamental da rede pública adquirem conceitos sobre sustentabilidade e preservação da natureza enquanto se divertem com aulas práticas que estimulam a formação de hábitos saudáveis na relação com o meio ambiente.

Palestras e oficinas sobre temas relacionados ao consumo e descarte de lixo, aproveitamento de materiais recicláveis, coleta seletiva, caminhadas e abraços da limpeza em volta da escola, oficinas de sabão, aulas práticas com cuidados nos jardins da escola e plantio de mudas, redação e confecção de murais com cartazes abordando a importância da limpeza em casa e na cidade são algumas das atividades promovidas pelos organizadores da mobilização.

A educadora ambiental do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Patrícia Karina Barbosa, que acompanhou algumas dessas ações, conta que os estudantes ficaram muito entusiasmados: “A participação foi muito intensa.

As crianças se envolveram, foi um alvoroço. E trouxeram joguinhos, materiais recicláveis para as oficinas, ficaram muito animados”. Os pequenos também se divertiram com a presença do mascote do Sanear.

Além de formar as novas gerações para que se tornem adultos ambientalmente conscientes, essas atividades têm um efeito multiplicador na família, já que os estudantes repercutem o conhecimento em casa, transmitindo noções de sustentabilidade aos pais. E, aproveitando a ocasião, as mães dos alunos foram convidadas a participar das oficinas de sabão feito à base de óleo.

“Os danos do óleo de cozinha jogado em ralos, que acaba indo para o esgoto, são muito grandes. Então, a participação das mães na oficina gera um benefício duplo, pois elas aprendem a fazer sabão líquido e em barra, o que evita que elas despejem o produto indevidamente na pia e no esgoto e também as ajuda a economizar, já que elas podem produzir o próprio sabão”, expõe Patrícia.

Todo o material reciclável oriundo da separação de lixo seco e úmido será doado para cooperativas de lixo. Também serão colocadas bags coletoras nas escolas, incentivando que os costumes desenvolvidos durante o período em alusão do World Cleanup Day se perpetuem nas crianças.

Estão juntos promovendo o World Cleanup Day em Rondonópolis a Prefeitura Municipal, o Juizado Volante Ambiental (Juvam), o Ministério Público, a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o Sindicato dos Mototaxistas, a Associação de Pescadores de Rondonópolis, o Sanear, instituições do terceiro setor e sociedade civil organizada.

+ Acessados

Veja Também