Alunos da Escola Dione Augusta participam do TCEstudantil

Alunos da Escola Dione Augusta participam do TCEstudantil

Alunos da Escola Dione Augusta participam do TCEstudantil

Cursando o segundo ano do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual “Dione Augusta Silva Souza”, do Bairro Morada da Serra em Cuiabá, a estudante Paula de Lima Silva, 18 anos, foi uma das integrantes do grupo de 94 alunos que participaram do Programa TCEstudantil na manhã desta terça-feira (11/09).

A jovem, que visitou pela primeira vez o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) revelou ter se surpreendido com tudo o que viu e aprendeu sobre a instituição e o trabalho que ela faz em relação ao controle externo das gestões públicas.

Segundo a estudante, a experiência foi enriquecedora pois lhe proporcionou descobertas sobre aspectos da Administração Pública e do Tribunal de Contas que ela nem imaginava ser possível.

“Eu queria mesmo conhecer o Tribunal, mas ainda não tinha tido a oportunidade. A gente pensa que é algo totalmente diferente. A visita abriu a mente de muitos colegas, como abriu a minha. O que aprendi aqui vou passar adiante”.

“Eu estava até comentando com uma amiga agora que vou poder explicar para minha prima várias coisas, pois como estou no ensino médio, meus primos e parente vem me perguntar e agora vou responder de uma forma melhor”, testemunhou Paula de Lima.

Para o jovem estudante Marcos Gabriel dos Santos Gomes, 17 anos, aluno do segundo ano, uma das grandes descobertas que fez no TCEstudantil foi de que ele mesmo pode ser um fiscal dos gastos, obras e serviços públicos na sua comunidade. “Antes eu pensava que só autoridades podiam fiscalizar o governo, a Prefeitura.

Não sabia que eu mesmo podia denunciar as coisas erradas no bairro, que eu mesmo podia reclamar para o Tribunal de Contas. As pessoas reclamam muito das coisas porque não sabe que elas mesmo podem fazer algo.

Agora vou passar essas informações sobre o Tribunal para minha família, meus amigos e vou ‘colar’ no presidente da associação de moradores do meu bairro para que as coisas sejam diferentes na nossa comunidade”, afirmou Marcos Gabriel.

A professora de língua portuguesa da escola, Gildete Costa, elogiou a iniciativa do TCE em promover a aproximação com a comunidade escolar e a conscientização cidadã entre os estudantes do ensino médio.

Veterana em visitas ao Tribunal com estudantes da escola, a professora ressaltou que o programa tem grande impacto na formação dos alunos, pois a atividade se desdobra nas próprias unidades de ensino médio, ampliando o alcance de seus efeitos sobre todos na escola.

Durante a visita ao TCE de Mato Grosso, os participantes recebem palestras sobre cidadania e conhecem as atribuições de controle externo e atuações do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-MT), participam de uma roda de bate papo e conhecem o Plenário, onde os conselheiros realizam os julgamentos dos vários tipos de processos administrativos de sua jurisdição, como contas de Governo, Contas de Gestão, Denúncias, Auditorias, Representações Internas e Externa, Consultas, entre outros.

O trabalho desenvolvido há 18 anos pelo TCE de Mato Grosso permitiu identificar uma mudança ao longo do período com relação à postura dos jovens estudantes e acadêmicos que participam do TCEstudantil em relação a consciência sobre seus direitos e a prática de seus deveres.

É o que acredita a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), Cassyra Vuolo, cuja unidade é responsável pela execução do TCEstudantil. Para ela, a ação permite alcançar um número significativo de jovens cidadãos, que aprendem e disseminam o que puderam conhecer de perto no TCE-MT.

+ Acessados

Veja Também