Altir Peruzzo reivindica a federalização de trecho na BR-174

Redação PH

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Altir Peruzzo reivindica a federalização de trecho na BR-174

O deputado estadual Altir Peruzzo (PT) esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), na capital, para reivindicar a federalização de aproximadamente 40 quilômetros de extensão da BR-174, no trecho que liga o município de Juína ao de Castanheira. O mesmo pedido foi apresentado em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinlog), Marcelo Duarte.

O parlamentar diz "não fazer sentido que apenas aquele trecho não receba os investimentos do DNIT", tendo em vista que a BR-174 é de competência do governo federal.

Peruzzo lembra que, à época da federalização do referido trecho, a pista estava em obras custeadas pelo governo do estado e que por isso a transferência da responsabilidade não poderia ser feita, com objetivo de não prejudicar os trabalhos em andamento. Porém, após o período de execução, a transferência não ocorreu. Vale ressaltar que até o momento, o trecho continua como de competência do Estado.

Na prática, segundo Peruzzo, a não federalização acarreta uma série de dificuldades. Uma delas seria a de o Estado conseguir dar manutenção no trecho, constantemente. “A gente sabe dos problemas que o nosso estado enfrenta, mas também não dá para ficar de braços cruzados esperando por um milagre. Temos que resolver de alguma forma”, ressaltou o deputado.

A reivindicação do deputado petista também foi fruto de uma indicação ao governo de Mato Grosso, por meio da Sinlog, reforçando e oficializando o que já havia sido conversado na sede do DNIT, em Cuiabá, com o diretor Orlando Fanaia Machado.

Um documento apresentado em sessão ordinária nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa, indica a necessidade de que seja feita pelo Estado a conclusão dos estudos e projetos exigidos e posteriormente disponibilizar ao DNIT.

Outra cobrança feita por Peruzzo ao DNIT e à Sinlog trata da pavimentação de quase 300 quilômetros da BR-174, no trecho que segue de Castanheira até Juruena. De acordo com o deputado, há dois anos foi firmado um convênio entre o DNIT e o governo do estado, por meio da Sinfra, ainda na gestão anterior, a fim de que as obras saíssem do papel. Para essa finalidade, estão previsto algo em torno de R$ 600 milhões.

Desse montante, conforme Peruzzo, a previsão é de que seja liberado recurso na ordem de R$ 200 milhões a serem investidos ainda em 2016. Desse total, o valor de R$ 175 milhões é fruto de emenda de bancada.

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