ALMT reconhece esforços de policiais militares e bombeiros de Tangará da Serra e região

Ângelo Varela/ALMT

ALMT reconhece esforços de policiais militares e bombeiros de Tangará da Serra e região

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na noite de segunda-feiram (7), uma sessão especial de entrega de moções de aplausos para bombeiros e policiais militares que atuaram no atendimento à ocorrência de princípio de incêndio ocorrida em 12 de março na Clínica da Criança, em Tangará da Serra (distante 241 quilômetros de Cuiabá).

Membros da diretoria do Lar da Criança também receberam a homenagem, além de PMs do batalhão do município vizinho, Santo Afonso.

“É o nosso reconhecimento, porque estes profissionais trabalham todos os dias, e sempre exatamente na hora em que a sociedade mais precisa”, disse o autor da proposta de moção, deputado Wagner Ramos, que também anunciou que encaminhará ao governo do estado e aos comandos gerais da PM e do Corpo de Bombeiros um pedido de reconhecimento do feito como “Ato de Bravura”, com direito a comenda.

Entre os homenageados está a comandante do Batalhão dos Bombeiros em Tangará da Serra, capitã BM Poliana Keila Candido Sobrinho Simões.

“Recebemos a moção com muita honra e posso dizer que nossa companhia de bombeiros em Tangará está sempre pronta. Quando a sociedade precisar e acionar, estamos prontos para ajudar e contamos não só com nossos bombeiros, mas também com suas famílias, que estão sempre nos apoiando, e com a população que, necessitando, sempre ajuda”, disse Poliana.

Ela se referia ao fato de que, na ocasião do princípio de incêndio na Clínica da Criança, os funcionários e muitas pessoas que passavam pelo local também ajudaram.

Tudo ocorreu por volta das 19h30 do dia 12 de março, quando trabalhadores da clínica se depararam com um princípio de incêndio que começou na sala de esterilização. O terceiro sargento bombeiro Wilson de Oliveira explicou que o fato do hospital contar com uma equipe de funcionários que tinha o curso de brigada foi fundamental, uma vez que eles iniciaram imediatamente a retirada dos pacientes, em sua maioria bebês da UTI neonatal.

“Sempre exigimos (os bombeiros) que as empresas tenham suas equipes de brigada e aquela tinha funcionários treinados, que fizeram um excelente trabalho. Quando chegamos ao local, a maioria já havia sido retirada e fizemos a contenção do princípio de incêndio, isso foi preponderante para que não houvesse vitimas”, disse.

O comandante da PM de Tangará, Wendel Sodré, falou em nome dos homenageados e agradeceu. “Nós não arriscamos nossas vidas e nossa convivência em busca de reconhecimento, mas quando ele vem, massageia nosso ego, é bom e anima a continuar.

Estamos muito gratos”, disse. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio de Nazaré, “é importante que esse reconhecimento seja feito em vida, pela importância do trabalho dos bombeiros e PMs”.

Para o vice-presidente da Câmara, vereador Claudinho Fraga, “a ocorrência mostrou a necessidade de estarmos sempre ativos. Foi uma ocorrência que poderia se tornar uma tragédia e que foi evitada pela eficiência das equipes envolvidas. Merecida homenagem, porque salvar vidas é homenagear e cuidar do próximo, além de servir a Deus”.

Além dos bombeiros e PMs, trabalhadores e ex-trabalhadores da Casa Transitória daquela cidade também receberam a moção de aplausos; desta feita, pelos serviços ofertados pela casa ao longo dos últimos 30 anos.

A casa acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social e trata delas ao longo dos processos de busca por parentes próximos que possam acolhê-las ou, em se tratando do caso, até a adoção. A sessão de entrega de moções de aplausos aconteceu no auditório da  Associação Comercial e Industrial de Tangará da Serra.

+ Acessados

Veja Também