AL Itinerante está em sua 6ª edição, em Diamantino

Redação PH

Redação PH

maluf defende ampliação da discussão sobre a reforma tributária

AL Itinerante está em sua 6ª edição, em Diamantino

A Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira(18) e sábado (19), a 6ª edição da Assembleia Itinerante, no município de Diamantino (180 km de Cuiabá). O projeto Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo já se consolidou como a referência da 18ª Legislatura. O programa debate a realidade regional dos municípios envolvidos, elenca as demandas e oferta serviços gratuitos nas áreas de cidadania, direito, saúde e educação, entre outros. “O projeto aproxima o relacionamento entre o Poder Legislativo e os cidadãos de todas as regiões do estado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB).

Além de receber informações e serviços, os participantes trocam experiências que são compiladas num documento final pelos parlamentares. Essas sugestões servirão para a criação de políticas públicas. Seja por meio de requerimentos, indicações ao governo, emendas em futuras mensagens do Executivo ou criação de novos projetos de lei ou programas, a ideia é levantar informações sobre as necessidades de cada região e futuramente auxiliar a criação de novas políticas públicas que regionalizem os atendimentos e contribuam com o crescimento dos municípios.

Conforme Maluf, o projeto leva a Assembleia a diferentes regiões para debater temas regionais e promover diálogo de medidas que possam contemplar o interesse dos cidadãos. “Discutimos temas regionais, com intercâmbio de informações e acolhimento de sugestões que possam pautar as ações da Assembleia Legislativa, dos deputados”, disse. A iniciativa consiste na realização de reuniões em diferentes espaços com a participação de parlamentares e outros agentes políticos, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.

Em todas as edições, a ação conta com o apoio da Polícia Militar, Ministério do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Lions Clube da Visão, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Serviço Nacional de Emprego (Sine), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Cartório de Registro Civil e Imóveis, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e Ministério Público Estadual.

Nesta 6ª edição, ao todo, 10 cidades participam do evento que leva ações de cidadania e cursos de capacitação e promove reuniões dos deputados estaduais com prefeitos, vereadores e a comunidade para elencar as demandas da região médio-norte mato-grossense. Além de Diamantino, participam desta edição do projeto, os municípios de Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis Santo Afonso e Nova Marilândia.

Entre os serviços que serão ofertados em Diamantino, estão os atendimentos da Defensoria Pública, RG, CPF, carteira de trabalho pelo Sine Diamantino, consulta de CPF pela Associação Comercial e Empresarial de Diamantino (ACID), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de espaço beleza e brinquedos para as crianças.

Esta é a 6ª edição do Assembleia Itinerante, que já esteve em Comodoro, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. Na primeira edição, em Comodoro (distante 650 km de Cuiabá), em 25 de setembro de 2015, duas mil pessoas foram atendidas em vários serviços oferecidos para a população, que reuniu munícipes de Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Conquista d´Oeste.

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2015, o município de Rondonópolis (distante 210 quilômetros de Cuiabá) recebeu a segunda edição do programa “Assembleia Itinerante: valorizando o Legislativo”. Ao todo, 10 municípios participaram do encontro, que contou com a presença de deputados estaduais e a estrutura da Assembleia Legislativa. Além de Rondonópolis, estiveram presentes a população e classe política de Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, o Assembleia Itinerante foi a Sinop (norte, a 501 quilômetros de Cuiabá) na terceira edição do projeto, quando foram registrados 1.424 atendimentos. Foram feitos emissão de carteira de identificação (400), fotografias para a RG (200), aferição de pressão arterial (200), atendimento jurídico com encaminhamento à Defensoria Pública (150), corte de cabelo (120), assistência social (100), fisioterapia com sessões de relaxamento (80), emissão de CPF (80), atendimento de orientação jurídica (60), atendimento estético de sobrancelhas (3) e realização do Cadastro Único (4). As crianças também não ficaram de fora e tiveram à disposição pula-pula, tobogã e pipoca.

A quarta edição do projeto “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo” foi realizada nos dias 1º e 2 de abril de 2016, em Tangará da Serra (240 km distante de Cuiabá). Ao todo, sete municípios da região médio-norte de Mato Grosso participaram do evento, que levou serviços de cidadania para a população, cursos de capacitação para professores, agentes de saúde e estudantes candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de reuniões dos deputados estaduais com prefeitos e vereadores de Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Denise e Tangará da Serra.

A 5ª edição do Assembleia Itinerante foi realizada em Várzea Grande nos dias 13 e 14 de maio de 2016. Na sexta-feira (13), foram ofertados cursos de capacitação para profissionais da saúde e pré-escola. À noite, ocorreu uma sessão solene itinerante, na qual o Parlamento agraciou diversas personalidades que trabalham em prol dos municípios do Vale do Rio Cuiabá. No sábado (14), foram realizados os atendimentos de cidadania e a teve shows musicais com bandas regionais.

+ Acessados

Veja Também