AL é a primeira instituição pública a receber estagiárias com síndrome de Down

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

AL é a primeira instituição pública a receber estagiárias com síndrome de Down

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso é a primeira instituição pública a receber pessoas com síndrome de Down em seu quadro de funcionários. Nesta terça-feira (21), duas novas estagiárias ingressaram na Casa, para atuar nos setores de Gestão de Pessoas e na Procuradoria. São elas: Karen Aline Peno, de 22 anos, e Marília Freitas de Lima, 20 anos.

Ambas foram recepcionadas na Presidência da Assembleia pelos servidores da ALMT, que aguardam com expectativa para trabalhar com as jovens e também pelo presidente, deputado Eduardo Botelho (PSB), que ressaltou o fato histórico não apenas para o Parlamento, mas para a história de vida destas pessoas.

“Isto é inclusão social. Inserir no mercado de trabalho, e estou feliz de encontrar parceria e poder colocar estas jovens para trabalhar aqui. Queremos ampliar esta parceria e também servir de exemplo para outros órgãos. Esta é uma ação piloto e com isto vamos poder traçar um estudo e visualizar novos espaços para receber essas pessoas para contribuir conosco”, declarou Botelho.

O projeto é uma iniciativa da Procuradoria da Casa em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). O supervisor da Unidade do Ciee em MT, Emerson Carvalho, explica que este público com deficiência encontra dificuldade de ser inserido no mercado de trabalho e a iniciativa da Assembleia não é apenas uma ferramenta de emprego, mas também uma ação social e um programa de treinamento que ainda traz renda para a família destes jovens.

“Nós identificamos que é uma ação inédita independente dos poderes. É a primeira vez que se resolve fazer esta contratação específica”, afirmou Carvalho.

O supervisor explicou ainda que, através do programa de estágio, o Ciee fará a intermediação do contrato, recolhendo seguro junto à instituição de ensino, formatando as condições de carga horária, plano de atividades, auxiliando no acompanhamento dos estudantes, para que no final dos 12 meses do contrato eles tenham uma condição mínima de aprendizagem.

O secretário de Gestão de Pessoas da Assembleia, Elias Santos, comemorou a iniciativa principalmente por ser um dos setores contemplados com o projeto. "Esta é a função da parte pública: dar oportunidade para aqueles que têm dificuldade em encontrar emprego. Vou fazer de tudo para contribuir para que esta pessoa possa ter um ambiente agradável. Toda nossa equipe está feliz e aguardando a chegada dela. Será uma experiência gratificante", comentou.

Karen Aline faz curso superior de Tecnologia em Radiologia e, com 22 anos, ela supera mais uma barreira e inicia a vida no mercado de trabalho. Ela agradeceu as oportunidades e irá dividir o tempo entre os estudos no período da manhã e o emprego à tarde na Assembleia. "Estou aqui para aprender e para trabalhar. Trouxe comigo meu pai e minha mãe. Quero agradecer a Deus. Quero aprender mais. É só felicidade", resumiu a estudante.

Marília ainda cursa o ensino médio na Escola Ferreira Mendes e, com 20 anos, agora conquista seu primeiro emprego. Ela é a caçula da família que está só orgulho da jovem, que contou um pouco de como ficará sua rotina a partir de agora. "De manhã eu estudo, à tarde eu venho trabalhar e à noite eu vou para academia. Não tenho medo, não. Eu estou muito feliz", finalizou.

O deputado Valdir Barranco (PT) e o ex-deputado Luiz Marinho também participaram do evento.No local, Luiz Marinho, que é cadeirante, exaltou a iniciativa. “Com Botelho presidindo a Assembleia, tenho certeza de que ele irá fazer um grande trabalho em prol desta classe tão especial e importante”, finalizou.

Dia Internacional da Síndrome de Down -A data de boas-vindas às novas estagiárias é também em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade e de seus direitos.

+ Acessados

Veja Também