Agentes de saúde são capacitados para conscientizar contra queimadas

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Agentes de saúde são capacitados para conscientizar contra queimadas

A fumaça produzida pelas queimadas causa vários efeitos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. A prática contamina o ar, diminui a umidade, fomenta o efeito estufa, aumenta a temperatura, provoca doenças respiratórias e consequentemente lota os hospitais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com instituições, está promovendo uma capacitação para que os agentes de saúde levem estes conceitos à comunidade.

Agentes de saúde do município serão treinados até sexta-feira (26), e na próxima segunda-feira (29) a ação terá início efetivamente. Conforme Deuzeni Moreira da Silva, do Juizado Volante Ambiental (Juvan), a estratégia com a participação dos agentes comunitários ampliará o alcance à população com visita nas casas dos moradores associada a uma panfletagem.

“Muitas pessoas desconhecem a lei, não sabem que se trata de crime ambiental e também os problemas causados pelas queimadas. Os agentes comunitários de saúde serão os multiplicadores dessa ideia, promovendo essas informações na casa das pessoas, explicando as penalidades aos infratores”, destaca Deuzeni.

O médico Pedro Henrique Maggi explica que as queimadas prejudicam a saúde e não mede faixa etária para isso. Conforme o profissional de saúde, o principal acometimento é nas vias aéreas causando asma, bronquite, desconfortos nas vias aéreas e ressecamento dos olhos.

“Geralmente os idosos e as crianças são mais sensíveis. Sintomas como tosse, esforço respiratório, retração muscular das costelas e aumento da frequência respiratória podem ser provocados pelas queimadas e precisam ser observados”, alerta o médico.

O projeto é resultado de uma parceria da secretaria comdiversas instituições como Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental, Associação Rondonopolitana de Proteção Animal e Cantinho da Proteção Animal.

+ Acessados

Veja Também