Advogado diz que Fifa pretende banir Michel Platini do futebol

Redação PH

Redação PH

Advogado diz que Fifa pretende banir Michel Platini do futebol

Suspenso de qualquer atividade relacionada ao futebol por 90 dias por ter recebido um pagamento suspeito da Fifa de 2 milhões de francos suíços (R$ 7,3 milhões) em 2011, o francês Michel Platini pode ter sua longa relação com o mundo da bola interrompida permanentemente. Segundo o seu advogado, Thibaud d'Ales, a intenção do Comitê de Ética da Fifa é banir o presidente da Uefa do esporte. As informações são da agência AFP.

O processo formal contra Platini e Joseph Blatter, presidente suspenso da Fifa, foi aberto na última segunda-feira, baseado no relatório final da câmara de investigação do Comitê de Ética da Fifa. Os dados foram "estudados cuidadosamente" e a decisão sobre ambos vai sair em dezembro. Mas a punição sugerida está sendo oficialmente mantida em sigilo "por razões ligadas a direitos de privacidade e presunção de inocência até provada a culpa".

Provisoriamente suspenso, Platini está impedido de fazer campanha de sua candidatura à presidência da Fifa – se a pena for suspensa, o Comitê Eleitoral pode reavaliar a situação e permitir que participe do pleito, marcado para 26 de fevereiro. Blatter foi obrigado a deixar a presidência, atualmente ocupada pelo camaronês Issa Hayatou.

Na última quinta-feira, o Comitê de Apelação da Fifa rejeitou os recursos da dupla contra a suspensão provisória. Um dia depois, Platini entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em francês) contra a decisão.

+ Acessados

Veja Também