Ações do projeto Flauta Mágica são destaques em Fórum de política sobre drogas

Ações do projeto Flauta Mágica são destaques em Fórum

Ações do projeto Flauta Mágica são destaques em Fórum de política sobre drogas

As ações de inclusão e prevenção promovidas pelo Instituto Flauta Mágica, por meio de projetos sociais, foram destaques na tarde desta terça-feira (26.06) durante o 3º Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em Cuiabá.

O projeto que inclui a orquestra, coral e o balé Flauta Mágica já atendeu desde a fundação do Instituto, em 1998, mais de 3.500 crianças e adolescentes que vivem na periferia da capital mato-grossense, no bairro Jardim Vitória, conhecido pelo seu alto índice de criminalidade.

E foi por meio da música e dança que os pequenos moradores da comunidade descobriram uma realidade diferente da qual eles viviam. Entre as melodias de Mozart, Tom Jobim, Brahms e Pixinguinha, eles encontram uma alternativa ao cenário caótico que incitava o uso de álcool e drogas.

Hoje, os alunos do projeto não são conhecidos somente na periferia. Eles ultrapassaram as fronteiras e conquistaram a Europa com apresentações realizadas na Alemanha, Áustria e Itália.

Além de oferecer arte, o maestro Gilberto Mendes, idealizador do projeto, explica que a proposta do Instituto é promover a prevenção e inclusão social. “É importante esse olhar transversal com foco nas pessoas e não somente na repressão. Precisamos dar oportunidades aos que vivem em ambientes conflitantes”.

Também como parte da programação do Fórum foi debatida a importância das políticas públicas voltadas à prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Uma pesquisa sobre cuidado e tratamento às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas também foi apresentada ao longo da programação do evento.    
Participaram do encontro, que ocorreu no auditório da AMM e promovid em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho, representes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Acorizal, Barra Bugres, Pontes Lacerda e Colniza.

+ Acessados

Veja Também