Acampamentos religiosos em MT são opções para quem não curte carnaval

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Acampamentos religiosos em MT são opções para quem não curte carnaval

Quem não curte a folia do carnaval e pretende sair da rotina diária da cidade tem a opção dos retiros espirituais, durante o feriado prolongado. A programação alternativa reúne cristãos católicos e evangélicos, adolescentes, jovens e adultos, que preferem dedicar esse período ao crescimento espiritual e na reflexão de vida. Os lugares que propiciam esses momentos são as próprias igrejas ou até pousadas, chácaras, localizadas no perímetro urbano ou fora.

“É uma ocasião em que eles [cristão] tem a oportunidade de ouvir uma palavra sobre Deus, de renovar sua fé e ainda de se restaurar. Tudo com muita alegria e animação, porém, de uma forma diferente do que se vê no carnaval”, afirmou o pastor Clóvis Rafael Toledo, de 28 anos, que lidera o grupo de jovens e adolescentes da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei, localizada em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Mais de 400 jovens da capital que frequentam a igreja devem participar de uma programação neste fim de semana até o feriado de terça-feira (17), segundo o pastor, em uma pousada que fica no município de Juscimeire, distante 164 km de Cuiabá. “Lá eles terão um momento de lazer, com atividades esportivas e recreativas ao longo do dia e também muitas palestras sobre diversos assuntos que envolvem os jovens”, contou Rafael.

Ele explica que o principal tema a ser tratado é sobre a família e os valores que a sustentam. Adolescente com idade a partir de 14 anos é liberado para ir ao retirado programado pela igreja, que já ocorre há vários anos, sempre nesse período de carnaval.

A igreja evangélica Sara Nossa Terra também vai realizar um acampamento para mais de 300 jovens e adolescentes, que já estão inscritos na programação preparada pela liderança. Com o tema “Paixão e Devoção”, o pastor Marcelo de Castro Alves ressaltou que o grupo passará por momentos de oração e de louvor, com objetivo de fortalecer a fé cristã.

“É um tempo que tiramos para meditar, despertar a paixão pela presença de Deus e um momento de maior interação entre os jovens da igreja”, frisou. Ele explica que o retiro será realizado neste fim de semana e segue até terça, em uma propriedade na região do Manso. A programação é dividida, sendo que pela manhã e à noite, acontece o período espiritual, com palestras, cultos, louvores e orações, e à tarde, as atividades são mais direcionadas ao lazer. Também haverá um lual durante o evento e uma festa temática de super-heróis.

Os valores dos retiros variam entre R$ 150 a R$ 250 reais, dependendo dos locais escolhidos. O público, conforme os líderes religiosos, é 90% formado por jovens e adolescentes, com faixa etária de 14 a 32 anos. Os jovens cristãos católicos também participam do maior evento religioso de Mato Grosso, o Vinde e Vede, onde são esperadas 120 mil pessoas, no Memorial Papa João Paulo II.

Com entrada gratuita, o evento fornece espaço para os jovens em diversas tendas montadas, onde ocorrerão palestras sobre áreas, como santidade e castidade. De acordo com a organização, são 26 estandes divididos entre lojas de artigos religiosos, ministérios pastorais e movimentos, além do palco central, onde ocorrerão shows.

Na noite deste sábado, os jovens católicos se reuniram no Micarecristo, carnaval organizado pela Arquidiocese de Cuiabá. De acordo com a coordenadora Suzany Pereira da Silva, o Micarecristo tem como objetivo a conversão dos jovens e a harmonia no relacionamento. Com o tema “São José de Anchieta – O apóstolo do Brasil”, ela explica que o santo espanhol foi escolhido porque na sua juventude trabalhou na evangelização no Brasil e hoje é reconhecido como o apóstolo do país.

+ Acessados

Veja Também