Abertura do 1º Laboratório de Boas Práticas reúne mais de 600 pessoas

Abertura do 1º Laboratório de Boas Práticas reúne mais de 600 pessoas

Abertura do 1º Laboratório de Boas Práticas reúne mais de 600 pessoas

Com a participação de mais de 600 pessoas, foi aberto na manhã desta segunda-feira (03/09) o 1º Laboratório de Boas Práticas de Controle de Externo.

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso em conjunto com a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e apoio da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), acontece neste primeiro dia no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto que destacou que o Laboratório foi concebido para permitir o compartilhamento de experiências entre os TCs e oportunizar que estas boas práticas sejam replicadas em todo o país.

O conselheiro lembrou ainda a importância do controle externo em uma democracia em que os gestores públicos devem prestar contas de forma periódica à população, cabendo aos auditores públicos de controle externo acompanhar a execução das políticas e a aplicação de recursos do erário.

“Por isso, este Laboratório foi idealizado, para que tenham as melhores ferramentas para a satisfação das necessidades coletivas”.

O presidente do TCE-MT destacou ainda que nos dois dias do evento, serão expostas e compartilhadas pela primeira vez no Brasil, 69 experiências de boas práticas desenvolvidas pelos diversos Tribunais de Contas do país e até em outros países, como Moçambique.

Abrilhantada com a apresentação do Coral do TCE-MT, que cantou à capela o Hino Nacional e uma das mais famosas músicas do cancioneiro popular cuiabano, “Casa de Bem Bem”, a abertura teve ainda como destaques, as presenças do presidente da Atricon, Fabio Túlio Filgueira Nogueira, conselheiro do TCE-PB, e do presidente da Audicon, Marcos Benquerer, ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU).

O presidente da Atricon sublinhou o ineditismo da iniciativa de realização do Laboratório, reconhecendo a proposta do conselheiro interino Luiz Henrique Lima, vice-presidente do TCE-MT e a disposição da Corte de Contas mato-grossense em sediar o evento.

O conselheiro Fábio Túlio disse ainda que o Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo trará, com certeza, um novo patamar de qualidade e eficiência para atuação dos TCs brasileiros pelo intercâmbio de conhecimentos, ferramentas, sistemas e tecnologias.

Na primeira parte do Laboratório, aconteceram as mesas “LabContas e robôs Sofia, Alice e Mônica” sistemas utilizados pelo TCU e apresentados pela auditora federal, Mônica Cotrin Chaves; em seguida, as mesas “Observatório de Despesas públicas” do TCE-SC, apresentado pelos auditores fiscais Nilson Zanatto e Alessandro Marinho de Albuquerque.

Fechando a programação matutina, serão apresentadas as mesas “Sistema Iris – Indicador de Risco de Irregularidades” do TCE-RJ, analista de controle externo, Bruno Mattos Souza Melo; e “Politica de Fiscalização Integrada Suricato”, desenvolvido pelo TCE-MG e apresentado pela analista de controle externo Milena de Brito Alves.

O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo ocorre nesta segunda na Assembleia Legislativa e na terça no TCE. O evento é transmitido ao vivo pela TV Contas e pelo YouTube.

Ao final, as palestras estarão disponíveis no Portal da instituição. Todos os trabalhos serão reunidos em um e-book, que será lançado em novembro no Congresso Nacional dos Tribunais de Contas.

+ Acessados

Veja Também