57 Mutirões Rurais devem ser realizados este ano em 2018

Redação PH

Redação PH

57 mutirões rurais devem ser realizados este ano em 2018

57 Mutirões Rurais devem ser realizados este ano em 2018

Em 2017 foram mais de 22 mil pessoas atendidas, em 57 eventos do Mutirão Rural, um programa especial realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) há mais de 20 anos junto com os mais diversos e variados parceiros. As palestras do programa de educação e saúde para homens e mulheres mobilizaram cerca de 2.500 pessoas e foram realizados, pelo menos, 2.352 exames preventivos. Destes, 1.616 foram para os homens e 736 para as mulheres.

Para 2018, estão programados 57 Mutirões Rurais e a expectativa é atender pelo menos 28 mil pessoas. "Nossa meta é realizar mais de 130 mil serviços neste ano, entre março e julho de 2018, período em que serão realizados os Mutirões Rurais em Mato Grosso", enfatiza o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio. O primeiro acontece já no próximo dia 08 de março, em Porto Estrela, município da regional do SENAR-MT, de São José dos Quatro Marcos.

Ao todo são ofertados 30 tipos de serviços. Dentre eles, atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. "Contamos ainda com diversos outros serviços ofertados pela prefeitura e também pelos sindicatos rurais de cada município onde o evento é realizado".

No Mutirão Rural também é ofertado exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos no Mutirão Rural.

Além disso, com o intuito de orientar o assentado, é feita a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). "É muito importante para o produtor e trabalhador rural ter todos estes serviços num só local e no mesmo dia”, diz Celidonio. “Mas para realizar todos estes serviços, o SENAR-MT conta com dezenas de parcerias".

Para este ano, o Mutirão Rural conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri). Para 2018 também foi agregado à lista dos parceiros do Mutirão Rural, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Entre 2011 e 2017 levou serviço e cidadania para mais de 1.2 milhão pessoas. Nos últimos três anos foi registrado crescimento no número de eventos, pessoas atendidas e atendimentos.

Em 2016 foram feitos 52 eventos, atendidas 14.994 pessoas e prestados 81.794 tipos de serviços. Já em 2017, o SENAR-MT e parceiros fizeram 56 eventos, onde foram atendidas 22.452 pessoas e realizados 110.162 serviços. Já a estimativa para 2018 é a realização de 57 eventos, 28 mil pessoas atendidas e mais de 130 mil serviços prestados ao homem do campo.

+ Acessados

Veja Também